ANATEL obriga operadoras terem canal de atendimento por Vídeo em Libras.

Nova Resolução da Anatel (resolução 667) obriga todas as operadoras que não se enquadrem como pequenas a implantar atendimento para deficientes.

Isso abre oportunidade, a qual podemos ajudar, ofertando atendimento via libras utilizando vídeo chamadas para deficientes auditivos e reconhecimento de voz (ASR) para deficientes motores (quem não consegue teclar).

Esta nova regulamentação  tem o objetivo estabelecer regras para propiciar às pessoas com deficiência a fruição de serviços de telecomunicações e a utilização de equipamentos de telecomunicações em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, por meio da supressão das barreiras à comunicação e à informação.
Já temos diversos clientes que usam nossa plataforma de atendimento via vídeo.totens-aeroportos

Ao lado temos uma imagem do atendimento da TAM no Aeroporto de Guarulhos que usa a solução de vídeo atendimento utilizando totens. Já publicamos outro post falando da importância destes atendimentos.

No caso do atendimento aos Deficientes auditivos, a resolução obriga o atendimento por Libras. E nossa plataforma é ideal para este fim. Podemos usar como terminais Totens, ATMs, tablets e até estações de trabalho com acesso a internet.

A resolução é baseada em diversas leis sobre Direitos das Pessoas com Deficiência:

  • Decreto Legislativo nº 186/2008 ;
  • Decreto nº 6.949/2009 ;
  • Código de Proteção e Defesa do Consumidor – Lei nº 8078/1990 ;
  • Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) – Lei nº 13.146/2015
  • Decreto nº 5.296/2004 , que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida;
  •  Decreto nº 5.626/2005 , que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras;
  • e das normas que venham a substituí-las, regras complementares dos direitos previstos na legislação e outros regulamentos expedidos pelas autoridades administrativas competentes.

O que é Libras:

libras-logo

Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais. As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas.
Ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.

Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico.

O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas são denominados sinais nas línguas de sinais. O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial.

Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc. Os seus usuários podem discutir filosofia ou política e até mesmo produzir poemas e peças teatrais.

A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) tem sua origem na Língua de Sinais Francesa. As Línguas de Sinais não são universais. Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional. Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua.

Fontes:

 

Anúncios

Uma resposta em “ANATEL obriga operadoras terem canal de atendimento por Vídeo em Libras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s