O conceito de qualidade em Saúde e a importância das Acreditações e Certificações.

nuclearis-e1471268366949

A qualidade, hoje, em negócios é entendida não como um valor prévio, mas um processo complexo, dinâmico e ininterrupto, que avança em busca da evolução e requer ações abrangentes. Na área da saúde, envolve ainda a atividade permanente e exaustiva de identificação de faltas nas instalações e processos, os quais devem ser periodicamente revistos e atualizados, por meio de um processo participativo, com o envolvimento de todos da instituição.

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, a qualidade da assistência à saúde envolve elementos que incluem: o alto grau de competência profissional, a eficiência na utilização dos recursos, um mínimo de riscos e um alto grau de satisfação dos pacientes e um efeito favorável na saúde.

Padrões são estabelecidos para espaços físicos para espaços; estruturas físicas e seus recursos; recursos humanos e procedimentos; processos administrativos, de atendimento e limpeza; e resultados. Com base nestes padrões, a instituição pode realizar um diagnóstico que possibilita compreender os requisitos para melhorar o seu desempenho, identificar e aferir onde melhorar, levantar seus pontos fortes e oportunidades para melhoria, bem como promover a cooperação interna entre os setores, processos e clientes internos

Nesse espectro, as certificações e acreditações, nacionais e internacionais, como HIMSS, ONA, JCI, e ISO 9000. aparecem como instrumentos essenciais na consolidação dessas perspectivas. Elas que são capazes de entregar à instituição de saúde maior credibilidade e transparência perante a sociedade,  em seus métodos de gestão, fornecendo referencial seguro para a melhoria contínua, além de diagnóstico objetivo sobre o desempenho de seus processos.

No próximo post iremos discutir a importância dos indicadores como ferramentas diagnóstico estratégicas para que os hospitais equiparem seus métodos às melhores práticas internacionais.

—————————————————————–

Nós da Voice Technology trabalhamos noite e dia para fornecer ferramentas para ajudar sua empresa a medir os processos, melhorar indicadores, e alcançar os mais altos padrões de qualidade segundo os Manuais de Boas Práticas e os Padrões Internacionais. Veja cases de sucesso como os do Hospital Moinhos de Vento.

Anúncios

Uma resposta em “O conceito de qualidade em Saúde e a importância das Acreditações e Certificações.

  1. Pingback: Indicadores de Qualidade, e as Ferramentas de Avaliação | Voice Technology Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s