Certificações e Acreditações: utilizando Indicadores de Qualidade rumo à Excelência.

 

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Qualidade se considerada um conceito subjetivo, não pode ser definida concretamente, mensurada, ou avaliada. Se considerada perfeição, pode se aproximar mais de uma utopia. Se considerada imutável, pode levar à estagnação. Se considerada um objetivo único, pode ser vista como uma única tarefa.

Mas qualidade é, de fato, um processo. Com múltiplas tarefas, dinâmico e contínuo. Ele necessita de indicadores concretos, medidas e de ferramentas de avaliação.

As ferramentas de avaliação dos níveis de qualidade são as Certificações e as Acreditações. Elas nada mais são do que conjuntos de regulamentações e regras oficiais definidos que garantem que aquela instituição atende aos mais altos padrões de qualidade e segurança nos serviços e processos.

Certificações e Acreditações

Os dois instrumentos de mensuração de qualidade se complementam, e atribuem uma vantagem de mercado à sua instituição, uma vez que a colocam num patamar privilegiado de prestação de serviços. Clientes tendem a preferir instituições certificadas e acreditadas para realizar procedimentos complexos e tratar da saúde de seus entes queridos.

– Certificação: procedimento por meio do qual um organismo imparcial de notório reconhecimento público atesta por escrito que os produtos, processos ou sistemas de qualidade de uma instituição estão de acordo com requisitos especificados (Exemplo: normas de certificação ISO). É a empresa que define o escopo do que será mensurado (ou seja, se serão todos os processos da empresa submetidos à valoração ou apenas parte deles).

São exemplos de certificação:

NBR ISO 9000

OHSAS 18001

– Acreditação: reconhecimento formal (por uma autoridade acreditada) acerca da competência de um hospital para desenvolver tarefas específicas, de acordo com critério pré-definidos. São, em geral, fruto de um intenso envolvimento da comunidade científica, técnica ou clínica,que busca definir as melhores práticas na gestão da qualidade e na segurança do paciente. Na Acreditação o escopo é definido pela Norma de Acreditação.As acreditações possuem caráter mais técnico e menos procedimental do que as certificações.  São feitas por profissionais que conhecem a área médica em profundidade.

Algumas das principais acreditações na área de saúdesão:

ONA – Organização Nacional de Acreditação

Accreditation Canada

NIAHO – Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde

HIMSS – HealthcareInformation and Management Systems Society

Joint Commission International

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