O fim dos aplicativos ?

2riseofchatbotsChatbots !

Um dos pontos mais relevantes para as marcas e empresas sobre essa nova interface é que ela está substituindo os aplicativos o que torna mais fácil a aceitação por parte dos usuários e também mais barato para as marcas.

Já falamos aqui no Blog sobre os chatbots. Apesar de o espaço interno dos smartphones atuais ser muito mais evoluído do que tínhamos antigamente, muitos usuários ainda sofrem com a falta de espaço de memória interna. Sem contar que, além do espaço, novos aplicativos gastam plano de dados e também memória RAM do aparelho, portanto se você pode resolver o problema do seu cliente com um chatbot, talvez você esteja lhe fazendo um grande favor.

A era dourada dos aplicativos móveis já terminou. Os americanos estão baixando uma média de 0 deles por mês. A maioria de nós já tem todos os apps que precisa e restringe a alguns apps de mensagens e redes sociais. Então, ao invés de gastar milhares de dólares empurrando um aplicativo a um público relutante, empresas como a Bauer Kitchen estão levando o seu negócios a serviços como o Kik, Facebook Messenger e Whatsapp que os seus consumidores já usam para trocar mensagens. Parmy Olson

Chatbots são a revolução das interações ou apenas um facilitador?

Apesar de algumas pessoas venderem essa solução como uma grande revolução, aparentemente ela é apenas um facilitador. Quem trabalha interagindo diariamente com pessoas em redes sociais sabe que uma parte enorme das interações é repetitiva, ou seja, você responde boa parte das intenções da mesma forma. Para este caso, talvez os bots sejam muito úteis e consigam resolver muitos problemas.

Ainda longe de se um chatbot, as respostas automáticas são o princípio disso e ajudam a oferecer uma primeira resposta ao fãs que entram em contato. É claro que isso deva ser feito com muito cuidado, afinal respostas automáticas podem ser perigosas.

Parmy Olson, da Forbes, publicou recentemente uma matéria muito interessante sobre o Kik e a sua enorme batalha contra o Facebook no que ela chamou de A Nova Guerra das Mensagens, mostrando que dezenas de empresas já usam os chatbots para interagir com os seus consumidores e dezenas delas aceitam pagamento através dele.

bauer-cafe-bot-kik-comprando-cafe

Apesar de você poder visualizar o cardápio, pedir recomendações…

A interação entre consumidor e marcas mudou muito com a chegada da internet, principalmente nos últimos anos por conta das redes sociais.

Novas ferramentas surgem constantemente e os aplicativos de mensagem que mataram o SMS são a próxima grande fronteira de interação graças aos bots e chatbots.

Não, não estou falando do atendimento via WhatsApp, que tem se consolidado como principal plataforma de atendimento em vários serviços, principalmente os relacionados a tele entrega… Pelo menos não dá forma como você imagina. Estamos falando dos bots.

Muitas empresas acreditam que estes robôs podem estar envolvidos nesta próxima grande revolução da interação entre pessoas e marcas. Facebook, Microsoft, Telegram, WhatsApp, WeChat, Kik Messenger e tantos outros aplicativos de mensagens devem ser os responsáveis por essa grande revolução.

Nós já temos alguns Chatbots no ar, um exemplo é o serviço de geração de vozes automático que temos no FaceBook, o @ttsbot  ( https://www.facebook.com/ttsbot/?fref=ts ) damos acesso aos clientes com contrato poder gerar áudios para as plataformas de voz como Portais de voz, URAs, correio de voz, anunciadores e até PABXs …

Bots, para quem não está familiarizado com o termo, seria o diminutivo de robot (robô em inglês), mas a forma mais clara de descrever este termo seriam softwares de respostas automáticas.

Também chamados de web robots, estes software são programados para executar tarefas pré-definidas e assim conseguem gerenciar tarefas de forma automatizada baseada em cada input/inserção de dados. Os chatbots são o uso desta ferramenta para criar conversas -chats-, gerenciando perguntas e respostas durante uma interação com pessoas reais.

Os bots são a próxima grande interface de interação

Não que eles sejam uma nova ferramenta, pois provavelmente você já interagiu com esse tipo de software antes. Telemarketing com atendimento por telefone? Bots! Recarga de telefone por SMS? Bots!

Fontes:

Anúncios

Uma resposta em “O fim dos aplicativos ?

  1. Pingback: Reduza os custos em seu Call Center com Chatbots | Voice Technology Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s