Gestão a vista! O poder da publicidade dos dados!

Gestão a vista é uma tendência que traz muitos resultados em diversas áreas. Nós da Voice aplicamos este conceito em todas as nossas soluções hospitalares. O poder da publicidade dos dados operacionais alcança desde a alta direção até os profissionais de linha de frente. Engaja o time de trabalho e proporciona o gerenciamento on line e a rápida ação para atacar os desvios operacionais.

Os dados disponíveis e visíveis a todos enConvitevolvidos, proporciona a operação ter o foco no desempenho e nos resultados e assim envolve todos na evolução da conquista dos objetivos organizacionais.

A gestão à vista é considerada uma grande aliada nos processos de comunicação, no engajamento dos colaboradores e na satisfação dos pacientes.

Definição de Gestão a Vista:

GESTÃO À VISTA: Gestão à base de um sistema que possibilite que os principais itens de controle estejam em fácil acesso a toda a equipe, seja através de gráficos, dados, informações gerenciais que permitam uma rápida e fácil visualização e interpretação dos mesmos.

Bloggestor.com

Por que a gestão à vista é importante?

“Aquilo que não pode ser medido jamais poderá ser gerenciado”.  Na área da saúde a aplicação dessa frase também é fundamental para se obter uma gestão eficaz.

A gestão à vista tem por princípio divulgar, de maneira clara e sucinta a todos os funcionários e colaboradores e em um local de fácil visibilidade, informações importantes sobre o atual desempenho de uma empresa – e de cada setor no qual ela está inserida.

Assim, todos têm consciência de seus próprios objetivos e metas. E mais: sabem como cada equipe está em relação às outras, aumentando a produtividade. Além disso, é possível integrar outros setores, facilitando o gerenciamento das metas e projetos. Deixando claro o fator de dependência de cada setor e o impacto deste.

Um por todos, todos por um: a gestão à vista como forma de engajar equipes e aumentar produtividade.

Blog Runrun.it

Monitores ou TVs a serviço da sua produtividade

Em nossas soluções, sempre disponibilizamos Dashboards de acompanhamento on line. Inicialmente apenas os gestores tinham acesso, mas alguns clientes começaram a dar publicidade aos dados para as equipes e na sequencia para outros setores.

A disponibilização destes em monitores ou TV proporcionou a aplicação do conceito de “Gestão a vista”.

Fácil acesso

Todos os painéis, relatórios e indicadores são disponíveis para acompanhamento  através de dispositivos móveis ou internet, de forma ágil e descomplicada.

Apenas o relevante ao processo

Tomamos o cuidado em nossos Dasshboards em inserir somente as informações relevantes ao processo.  Assim mantemos o interesse no acompanhamento dos colaboradores.

Algum exemplo prático?

Podemos citar exemplos em nossas soluções:

  • No Gerenciamento de leitos Hospitalares,
  • No Checklist Hospitalar,
  • No Gerenciamento do Centro Cirúrgico,Um por todos, todos por um: a gestão à vista como forma de engajar equipes e aumentar produtividade.
  • entre outros…No Gerenciamento de leitos Hospitalares,

No Gerenciamento de leitos Hospitalares,

  • Damos publicidade a todo o andamento do processo, painéis de acompanhamento on line são disponibilizados,
  • as atividades são registradas no local e no momento exato, garantimos a fidelidade da informação e esta fica disponível on line em Dashboards e em qualquer equipamento conectado a internet ou rede do Hospital,
  • ​automatizamos o controle das atividades e possibilitamos a intervenção dos gestores a qualquer momento para atuar nos desvios da operação,

Na tela a seguir, é um exemplo do acompanhamento de todo cliclo de liberação e giro de um leito.

girodoleito

 

Temos aqui no Blog alguns posts que comentam as possibilidades de gerenciamento deste Dashboard, em especial o post: Gerenciamento de leitos em comparação com a aviação é um dos mais interessantes quanto ao conceito Gestão a Vista.

Neste Painel , o pessoal de Gerenciam​ento de leitos de um Hospital consegue visualizar em uma mesma tela tudo referente as atividades envolvidas no processo de liberação do leito para um novo paciente. Desde o momento das Altas Médicas, saída do paciente, o recebimento deste leito para limpeza e a sequencia todas as etapas até a disponibilidade para internação (Deslocamentos, limpeza, montagem e supervisão).

É possível, enxergar todas as etapas. TudMonitores ou TVs a serviço da sua produtividadeo que está acontecendo coCom o Checklist Hospitalar:m cada leito e também o que cada colaborador está fazendo.

Cada etapa tem sua medição on line de tempos e uma comparação com as metas. Tudo a sinalizado ! (Vermelho estourou o tempo, amarelo tempo se aproximando e verde tudo ok!). Assim cada pequeno desvio fica a mostra de todos e possibilita a própria equipe ir se adequando ou até a intervenção do Gestor no momento e ponto exato necessário.

No Gerenciamento de leitos Hospitalares,No Gerenciamento de leitos Hospitalares,No Gerenciamento de leitos Hospitalares,Outro Dashboard on line que temos é a visualização da realização on line das limpezas concorrentes realizadas e não realizadas por rejeição.

concorrente

Com o painel acima, é possível verificar como está o andamento das limpezas concorrentes em todo o Hospital, e assim proporcionando ao gestor tomadas de ação de correções , exemplo: uma pessoa que está adiantada ou até já fez suas atividades pode ser deslocada para uma outra área atrasada para ajudar.

O princípio é parecido com o de um painel de avião, com todos os comandos e dados à vista. A diferença é que toda a tripulação é capaz de entender cada detalhe, em vez de apenas o pessoal da cabine.

horademaiormovimentoUm relatório que ajuda muito para acompanhar a demanda versus o realizado é o gráfico ao lado. Nele é possível dimensionar a lacuna que falta para suprir a demanda hora a hora.

Assim é possível acompanhar sempre se as escalas estão sendo bem aplicadas.

No Checklist Hospitalar:

A aplicação do Checklist Hospitalar possibilita a geração de evidencias do serviço prestado.

clvoice

A coleta eletrônica das verificações via tablet ou smartphones geram indicadores e registros on line. E estes são disponíveis em paineis e relatórios. É possível identificar quais itens represam o leito. Quais são os mais recorrentes e claro. Tudo disponível desde o momento de inserção da informação.

Segue um exemplo do painel inicial web (acessível através de qualquer equipamento):

telaclt

No vídeo a seguir temos uma demonstração que foi feita durante a palestra. Janaína abriu o Gerenciamento on line e mostrou as atividades do dia e inclusive mostrou os registros fotográficos de itens não conformes.

Janaína conseguiu exemplificar bem o controle das pendências e também como seu operacional aderiu a ferramenta. Foi possível mostrar situações reais de identificação dos problemas e das soluções. Em um dos exemplos Janaína mostrou o impacto da implantação de um tipo de janelas no Hospital e o encaminhamento para os ajustes necessários. A palestra inteira está disponível no seguinte link:  Palestra de Janaína Reis

No Setup do Centro cirúrgico:

Nossa aplicação de Setup das salas do Centro Cirúrgico utilizam o conceito de gestão a vista em todos o pontos, desde a interface que são tablets nas salas até o Gerenciamento que fica disponível para todos.

painel

Benefícios da gestão à vista

A adoção da gestão à vista pode trazer muitos benefícios para a empresa, tais como:

  • A atualização constante dos dados permite uma visão exata do que está acontecendo, bem como quais são os processos críticos, tendências positivas e negativas e pontos de controle.
  • Os colaboradores passam a acompanhar os resultados e a performance das próprias equipes, compreendendo a importância do trabalho e dedicação de todos para atingir metas e também superar desafios.
  • É possível reforçar a cultura da gestão com base em informações e fatos, eliminando riscos relacionados à falta de conhecimento. Desta forma, o processo de tomada de decisões ganha ferramentas que garantem maior eficiência.

Afinal, a gestão à vista é um modelo que possibilita que os principais itens de controle estejam ao alcance de toda a equipe. São gráficos, dados ou informações gerenciais que podem ser rápida e facilmente visualizados e interpretados por todos. Nos formatos mais diversos: desde um quadro na sala do cafezinho a TVs nos departamentos.

 

 

 

Fontes :

em 11 de maio de 2018

Anúncios

3 respostas em “Gestão a vista! O poder da publicidade dos dados!

  1. Pingback: Tecnologias na Saúde | Voice Technology Blog

  2. Pingback: Nossas clientes Izabela Moreira (Hospital Anchieta) e Janaína Reis (Hospital Monte Sinai) são destaque no site de Hotelaria Hospitalar | Voice Technology Blog

  3. Pingback: Gamification corporativa | Voice Technology Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s